Veja como Precificar seus produtos, mercadorias e serviços.

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Caro empresário, você precifica com certeza já enfrentou dificuldades para precificar algum tipo de produto, mercadoria ou serviço.

Talvez costuma utilizar um marcador padrão de preços da concorrência ou apenas segue os preços de mercado e não sabe exatamente quanto está lucrando nas suas vendas ou de um determinado mix de itens do seu estoque ou serviços.

Deixaremos aqui um método material para instruí-lo de forma muito prática e simples como iniciar e estruturar sua estrutura de custos para precificação adequada.

Saiba que para obtermos a precificação correta precisamos inicialmente montar a estrutura de custos, despesas e impostos pagos aproximadamente pela sua empresa por um período mínimo de 6 a 12 meses na sua empresa. Pois um curto período de tempo pode enviesar o indicador.

Imaginemos uma empresa que no último ano apresentou os seguintes números:

  • Receita = R$ 1.000.000,00;
  • Despesas = R$ 200.000,00 (20% sobre o faturamento);
  • Impostos = R$100.000 (10% sobre o faturamento).

Dado esses valores temos que o peso da despesa é 20% e o peso dos impostos é 15%. Sabemos também que no setor que essa empresa atua, é esperado 8% de Lucro. Pronto, já temos as informações necessárias para esse método de precificação, vamos aos cálculos:

  • Markup = 1 / (1 – (0,20 + 0,10 + 0,8)) = 1,6129
    • Custo: 100,00 reais;
    • Impostos: 16,129 reais;
    • Despesas: 32,258 reais;
    • Lucratividade: 12,9032 reais.
    • Preço de Venda: 161,29 reais.

 Esse Markup que demonstramos aqui é uma das formas de utilizar marcadores de preços, nesse caso o markup é um multiplicador. Por isso, para obtermos o preço de venda, vamos multiplicar o Markup pelo custo do item.

Imagine que pretenda realizar a compra de um item que custou R$100,00. Então temos: R$100,00 x 1.6129 = R$ 161,29.

Esse deve ser o preço de venda para que a empresa consiga bancar toda sua operação e ainda sim obter 8% de lucratividade.

Quanto mais otimizada suas operações compras, ou seja, quanto menor o peso da despesa, e o custo, maior poderá ser a lucratividade esperada. Sem que esse aumento da lucratividade torne o preço não condizente com o mercado.

Veja que no exemplo, dissemos que a empresa pretendia comprar o item por 100,00 reais. Portanto a análise de precificação deve ser feita antes da comprar para identificar se esse item está dentro do nicho, mercado que sua empresa está inserida, bem como frente a percepção de valores do seu cliente final e da concorrência.

Lembra-se existem tipos de itens, como por exemplo de alto giro, de entrada de venda, ou ainda segmentos como ecommerce ou mercados mais acessíveis que estrategicamente por exemplo não recomenda-se ratear, ou melhor utilizar no marcador de preço o peso das despesas fixas, apenas custos diretos variáveis como, taxas de cartão, despesas financeiras, impostos, comissões de vendas, etc.

Assim o montante final de vendas com a lucratividade esperada do markup vai ao longo do período criando gordura para ultrapassar o ponto de equilíbrio.

Ou seja, a sua margem de contribuição (diferença das vendas – custos) de um período fará frente aos custos e despesas fixas. Para saber mais sobre indicadores adequados para seu negócio conte com a assessoria do escoca contabilidade.

Viu só?

A metodologia, com um linguajar técnico pode parecer um pouco complicada e cara. Mas, é muito simples! Coloque em prática e utilize da sua expertise do segmento para melhorar sua lucratividade e suas vendas de forma planejada.

Não perca mais tempo!

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