Colaboradora gestante deve permanecer em Teletrabalho

Colaboradora gestante deve permanecer em Teletrabalho

Com a publicação da LEI Nº 14.151, DE 12 DE MAIO DE 2021, a colaboradora gestante deve permanecer a partir da publicação da normativa à disposição da empresa em teletrabalho, ou outros canais de trabalho à distância obrigatoriamente, antes a tratativa era apenas uma recomendação por se tratar de grupo de risco.

Porém, a normativa não é clara quanto a possiblidade de aplicação de redução ou suspensão inclusive com o pagamento de salário complementar, visto que o caput do artigo afirma não permitir perca salarial e não cita como possível aplicação das medidas de combate a pandemia de flexibilização do contrato de trabalho.

A empregada gestante também não pode ser dispensada, pois goza de garantia de emprego desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.

O recursos como a suspensão do contrato de trabalho mesmo com a participação da empresa (complementar de salário), o banco de horas e concessão de férias podem ser boas alternativas, mas precisam ser analisados com cautela para o correto dimensionamento dos benefícios e riscos a curto, médio e longo prazo, tanto para o empregador quanto para a empregada.

Caso queira aplicar os recursos, consulte seu contador e entenda os riscos. Aguardamos possível instrução normativa ou dispositivo que esclareça a questão.

Transcrevemos parcialmente a normativa:

“Art. 1º Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

Parágrafo único. A empregada afastada nos termos do caput deste artigo ficará à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.”

Leia Mais: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.151-de-12-de-maio-de-2021-319573910

Compartilhe:

O ESCOCA CONTABILIDADE atua no mercado há mais de 40 anos e se destaca no ramo da contabilidade na região metropolitana de Campinas-SP por possuir experiências em prestar assessoria contábil aos mais diversos ramos empresariais. Garantimos a segurança que seu negócio precisa!

D4Sign

Facebook

Instagram

© 2019 | Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por 4 Mãos